segunda-feira, 26 de abril de 2010

Soft Sponsoring

Soft Sponsoring aperece no mundo da publicidade a par com o product placement, visto os dois consistirem na introdução de marcas no meio da acção de um produto de ficção e entretenimento, contudo há características que os distinguem e um completa o outro, fazendo uma combinação perfeita. Soft Sponsoring consiste na verbalização das marcas num conteúdo de ficção ou entretenimento e que a acção gire à volta das marcas em questão.

A principal vantagem do soft sponring é a importância da influência no comportamento do consumidor, pois duas personagens ou um apresentador de televisão acarinhado pelos consumidores que falam sobre a marca ou convivem com ela exerce, de facto, uma grande influência ou empatia. Há deste modo a criação de uma relação emocional, pois é aproveitada a mediatização do programa televisivo e a apreciação do mesmo. As desvantagens surgem quando o programa de televisão, a personagem ou o conteúdo são mal escolhidos e a audiência dos mesmos pode também não corresponder à esperada. Para mais, estas acções requerem um orçamento com alguma dimensão e há sempre um certo conflito entre as marcas e a produção, devido aos interesses de ambos, passar a mensagem e financiamento, respectivamente.

Esta técnica deve aplicar-se quando uma marca já possui uma certa notoriedade e, assim, diferenciar-se da concorrência e aproximar-se do consumidor. É também muito utilizado no lançamento de novos produtos e quando as marcas querem mesmo brilhar e destacar. Para isso, é necessário escolher o conteúdo ou programa de televisão que tenha alguma ligação ao conceito/identidade da marca e também ao perfil do consumidor em questão. É fundamental que as personagens escolhidas correspondam a um perfil referencial do consumidor. Ainda é necessário ter um certo controlo nesta acção, pois é importante que a narrativa utilizada se adeqúe à marca e que esta acrescente valor à narrativa.

O que se deve reter sobre o Soft Sponsoring é que aumenta a notoriedade de forma substancial e acrescenta e reforça valores da marca.


Eis um exemplo no programa matinal da TVI, Vocês na TV, onde o conteúdo do programa é sobre uma loja, Vida Portuguesa, que comercializa marcas antigas do nosso país.

Referências bibliográficas:

- Branded Entertainment é o tema do momento quando se fala de publicidade!, publicação nº28 da Media Planning Group, Portugal, 2005.

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