
“Advertainment – uma mistura entre propaganda e entretenimento – como forma de destacar-se no meio desta briga pela a atenção do consumidor e realmente motivá-lo. Por meio da criação dde conteúdo em mídia, unindo conteúdo e propaganda de forma interessante, o adertainment vem para preencher um importante papel um mercado publicitário, ao pensar muito além da propaganda convencional, que tem em sua mecânica a interrupção da programação.” (Bourg, 2007)
Esta técnica de marketing surgiu recentemente, nos anos 90, pois o mercado começou a mudar. Os tradicionais anúncios publicitários, que interrompem a programação estão saturados de marcas e os mesmos não conseguem reter a atenção, pois são várias as marcas que passam pelos olhos dos telespectadores e têm facilidade em mudar de canal pois a oferta é muita. Para além, disso os meios de massas e a publicidade nos mesmos estão a ser revistos, devido ao surgimento da internet e do seu poder (como entertainer e como meio de difusão de mensagens), da tv digital e das novas tecnologias, os quais também desviam a atenção da televisão. Também os anunciantes começam a não confiar muito na eficácia da publicidade tradicional nos media tradicionais.
O advertainment surge num contexto, onde é trabalhado previamente um conteúdo, uma história, uma narrativa em torno de um produto/marca. Aintrodução de mensagens comerciais no conteúdo da programação ou a transformação de um espaço publicitário em conteúdo de informação e de relevância parece ser uma táctica cada vez com mais força nas grandes marcas, pois de facto conseguem ter um índice de atenção bastante maior. É o aproveitamento da sinergia entre a emoção e a informação.
Muito utilizado para o público infantil, no qual obtém um grande sucesso devido às características tanto do público como da técnica. Surgem principalmente em jogos e conteúdos de animação, onde as crianças estão expostas às marcas e, ainda, em interactividade. “Advertainment has proved to be one of the most effective tools in tween marketing and is increasingly common in children’s magazines.” (Lindstrom e Seybold, 2003) Há também a facilidade da Internet que facilita a criação de vários conteúdos e os jogos são, de facto, uma forma de atrair visitantes às páginas web.
Referências bibliográficas:
- BOURG, Gabriel de Almeida, Advertainment e o futuro da propaganda, Projecto final da disciplina de Projecto Experimental II, Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, Brasil, 2007.
- EGENFELDT-NIELSEN, Simon, SMITH, Jonas Heide e TOSCA, Susana Pajares, Understanding video games: the essential introduction, Taylor & Francis, Estados Unidos da América, 2008.
- LINDSTROM, Martin e SEYBOLD, Patricia B., Brandchild: remarkable insights into the minds of today’s global kids and their relationships with brands, Kogan Page Limited, Estados Unidos da América, 2003.
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