
“Mobile Marketing is the use of mobile medium as a communications and entertainment channel between a brand and a an end-user. This is the only personal channel enabling spontaneous, direct, interactive and/or targeted communications, any time, any place. This channel of marketing is for mobile devices, including handsets, PDAs and laptops. Communications including short message services (SMS), multimedia messaging services (MMS) combining text with simple graphics and sound, wireless application protocol (WAP) mobile internet and WAP push services, and full multimedia third-generation (3G) services.” (Michael e Salter, 2006)
A prática de Mobile Marketing tem registado um grande aumento por variadíssimas marcas existentes. Também devido à cada vez maior personalização e contacto directo com os consumidores, esta técnica surge como perfeita para tal efeito, pois é altamente personalizado, interactivo e há um impacto imediato, visto o telemóvel ir com os consumidores para qualquer parte e ser um instrumento de foro pessoal. Muitas marcas utilizam o mobile marketing ainda como um complemento à comunicação nos meios de massas tradicionais, mas esta junção tem registado subidas de vendas bastante significativas.
A prática de SMS’s é de facto um fenómeno e o marketing não deixou tal facto escapar. Para mais, a comunicação por mensagens de texto via telemóvel não são consideras agressivas e ainda criam valor às marcas. O público jovem é aquele que mais aprecia não só SMS como todas as formas de Mobile Marketing.
As vantagens da utilização do Mobile Marketing são: um grande feedback, no âmbito de respostas, telefonemas a práticas de marketing mobile, por parte dos consumidores; é uma forma de comunicar muito barata, com margens bastante maiores do que a comunicação tradicional.
Referências bibliográficas:
- MICHAEL, Alex e SALTER, Bem, Mobile Marketing: achieving competitive advantage through wireless technology, Elsevier Ltd., Reino Unido, 2006.
- MICHAEL, Alex e SALTER, Bem, Mobile Marketing: achieving competitive advantage through wireless technology, Elsevier Ltd., Reino Unido, 2006.
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