domingo, 25 de abril de 2010

Marketing Sensorial



A “O Marketing Sensorial é um conjunto de acções de comunicação não-verbal , de baixo custo, usado principalmente no ponto de venda, que tem a finalidade de fixar uma marca, um produto ou até mesmo um serviço, criando sensações através dos 5 sentidos e com isso, um vínculo emocional com o consumidor.” (Camargo, 2009)

Esta técnica de marketing já se vem desenvolvendo há algum tempo, encontrando respostas no sistema nervoso e nos seus processos. É um tipo de marketing, que ao contrário da racionalidade e lógica do marketing tradicional, trabalha os sentimentos, a memória e a afectividade dos consumidores, porque defende que o acto de compra é uma experiência biológica, física, mental e sensorial.

O marketing sensorial tem como base científica os estímulos que os cinco sentidos captam e enviam para o cérebro, iniciando aqui um processo de percepção. Este tem duas fases, que são a sensação e a interpretação. Deste modo, o marketing faz o consumidor utilizar os cinco sentidos para criar sensações extraordinárias por via do olfacto, do paladar, do tacto, da visão e da audição. Os últimos dois sentidos referidos sempre foram muito utilizados nas campanhas de comunicação de rádio e televisão.

No ponto de venda é cada vez mais utilizado o marketing sensorial para que faça o consumidor sentir-se bem e permanecer muito tempo, para haver maior possibilidade de compra. Assim, é lançado nos pontos de venda fragrâncias de pão acabado de fazer, perfume, aromas, entre outros. É também colocado música, na maioria das vezes mais tranquila e relaxante. Em certos tipos de produtos como vestuário ou brinquedos para crianças o tacto é muito importante para os sentir e os testar. No lançamento de alguns produtos alimentícios as marcas oferecem a degustação dos mesmos, tentando assim cativar os consumidores através do paladar.
Referências bibliográficas:
-CAMARGO, Pedro, Neuromarketing – Descodificando a mente do consumidor, Edições IPAM, Portugal, 2009.

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