
Mood Board
O Mood Board é um quadro, real ou virtual, onde é colocado uma série de imagens, palavras/texto, texturas, fotografias, objectos entre outros instrumentos, que ajudam na concepção de um conceito.
Num quadro A3 ou A2, ou mesmo num espaço virtual, criadores utilizam as imagens resultantes do Mood Board para os ajudar a criar a ideia final de um determinado trabalho, mas também é utilizado como alavanca de projectos. Este método é utilizado em várias áreas, tais como: moda, arquitectura, design de interiores, publicidade, cinema, pintura, ou mesmo música. No mundo do marketing e da publicidade, criadores utilizam os Mood Boards para a criação de logótipos, de anúncios publicitários, campanhas de comunicação, ou mesmo de uma marca (produto/serviço).
Deste modo, este mecanismo tem um papel importante, já que facilita o pensamento, auxiliando a definição de ideias, devido às imagens que ele transmite. Estas referências visuais apoiam a criação de um ambiente para o projecto, especialmente nas fases iniciais. O seu próprio nome, “Mood”, leva-nos ao conceito de tal mecanismo, sendo entendido como humor, atmosfera ou estado de espírito. Garner e McDonagh-Philip (2008) chegam a dizer que o Mood Board consegue exprimir sentimentos e emoções relacionados com o briefing em questão, sendo isto o seu cerne, isto é, um apoio aos profissionais.
“Mood Boards are usually a collection of images compiled with intention of communicating or provoking a mood or ambience during the product design process. “ (Dana Mcdonag e Howard Denton, 2005)
O objectivo é que as imagens facilitem a identificação do problema e a sua resolução. As referências reunidas no Mood Board devem também criar um sentido e uma intenção que ajudem na consolidação das ideias. O profissional e o instrumento em questão têm que dialogar, têm que se transportar para um estado de sentimentos e de pensamentos, um estado mais abstracto. O apoio surge através da articulação do pensamento imaginativo e do raciocínio por analogia. “Mood boards are a visual tool that enables the designer to visualize ideas or emotions that do not lend themselves to words. This tool can inspire designers to further articulate and refine their design solutions.” (Deana McDonagh, Nan Goggin e Joseh Squier, 2005)
O Mood Board é também utilizado frequentemente para mostrar o conceito ou ideia que irá ser desenvolvido aos clientes, mas também é utilizado entre profissionais, ou como directriz para uma equipa. Possui algumas limitações, como por exemplo, não ser levado como um processo de cariz laboral, levar demasiado tempo nos timings que hoje em dia existem, e um Mood Board virtual ser totalmente intangível. “Mood Boards have complex and multiple functions. Their primary function is one of inspiration, both for an individual designer and a design team. (…) They provide an opportunity for the designer to ‘check’ wether they are correctly interpreting and understanding the needs of the client or target user.” (Deana McDonagh, Nan Goggin e Joseh Squier, 2005)
Webgrafia:
· http://abcdesign.com.br/design-de-produto/mood-board-um-instrumento-visual-de-apoio-aos-projetos-de-design/
· http://en.wikipedia.org/wiki/Mood_board
· http://www.design-skills.org/mood_boards.html
· http://www.ilikecake.net/hci/envisionment/moodboards.htm
Artigos electrónicos
· MCDONAGH, Deana e DENTON, Howard, “Exploring the degree to wich individual students share a common perception of specific mood boards: Observations relating to teaching, learning and team-based desing”, in Desing Studies, Volume 26, págs. 35-53, Janeiro 2005. (http://www.sciencedirect.com/)
· MCDONAGH, Deana, GOGGIN, Nan e SQUIER, Joseh, “Signs, Symbols, and Subjectivity: An alternative view of the visual”, in Computer and Composition, Volume 22, págs. 79-86, Janeiro 2005. (http://www.sciencedirect.com/)
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